Shake Para Emagrecer – Saiba Quais os Melhores

Shake Para Emagrecer – Saiba Quais os Melhores

Uma das alternativas adotadas por quem deseja e/ou necessita perder peso é a utilização dos chamados shakes para emagrecer. Geralmente funciona assim: a pessoa substitui uma de suas refeições pelo consumo do shake e, assim, obtém uma diminuição na quantidade de calorias consumidas diariamente com o foco no emagrecimento.
Mas como saber qual é o melhor shake para emagrecer? E como descobrir o que um bom shake deve apresentar? Vamos dar uma olhada na composição de alguns shakes emagrecedores vendidos no Brasil e responder a essas perguntas.

O que o Melhor Shake para Emagrecer Deve Apresentar?

Um shake emagrecer de qualidade precisa apresentar equilíbrio nutricional. O que isso significa? Bem, já que a ideia é que eles substituam uma refeição, é fundamental que tragam variedade de nutrientes em suas quantidades necessárias que deveriam ser encontrados na refeição em questão.
Isso inclui vitaminas, minerais, fibras, carboidratos e até mesmo gorduras. Como as necessidades nutricionais podem variar de pessoa para pessoa, já que nenhum organismo é igual ao outro, o melhor shake para emagrecer também é diferente para cada um.
Mas algumas características devem estar sempre presentes em um bom shake. Carboidratos de lenta absorção, boa quantidade de fibras, gorduras saudáveis e boas fontes de vitaminas e minerais são algumas qualidades a se prestar atenção.
É certo afirmar que o melhor shake para emagrecer é o que melhor se adequa ao seu estilo de vida, necessidades e paladar. Mas há alguns aspectos que você pode comparar para decidir qual é o melhor shake para emagrecer no seu caso.

Fatores que Importam

– Proteínas

Quanto maior a quantidade de proteínas em um shake, mais caro ele é para ser fabricado em geral. As proteínas ajudam a ganhar músculos e também tornam o shake uma refeição com índice glicêmico menor. Isso é bom porque ajuda no emagrecimento. Com relação à proteína, o ideal é que seja uma proteína completa. Ou seja, que possua todos os aminoácidos essenciais para construir músculos.
Dê prioridade para os shakes com whey protein. Essa é a qualidade máxima que você deseja. Caseína também é uma opção boa mas dificilmente encontra-se um shake com caseína, porque é uma proteína cara.

Melhor Shake Para Emagrecer

Albumina é também uma proteína completa, mas pode gerar um pouco de desconforto estomacal para algumas pessoas, além de não dissolver muito bem somente mexendo no copo com a colher. A soja é uma opção também, mas deve ser proteína isolada da soja. Existem versões de baixa qualidade da soja que não são boas para sua nutrição.

– Fibras

As fibras ajudam na digestão mais lenta e diminuem os picos de insulina. Além disso, deixam você satisfeito por mais tempo. Shakes que têm apenas 1 grama de fibra não são verdadeiramente “ricos em fibras”.

– Carboidratos

A quantidade de açúcar dentre os carboidratos deve ser a menor possível. Geralmente, os carboidratos são obtidos da maltodextrina. Pode ser ainda da farinha de aveia ou outras farinhas. Um shake para emagrecer com muitos carboidratos, pouca fibras e muito poucas proteínas não é a melhor combinação.

– Gorduras

O ideal é que existam mais gorduras insaturadas (mono e poli) do que saturadas. Ter gorduras no shake não é uma coisa ruim. As gorduras insaturadas dão saciedade e podem ser benéficas a saúde.

– Calorias

A quantidade de calorias do shake depende muito do seu objetivo. O melhor shake para emagrecer não é necessariamente o menos calórico. Na verdade, se o shake terá 150, 200 ou 250 calorias não vai fazer muita diferença desde que você esteja considerando isso na sua dieta do dia e que essas calorias venham de ingredientes de qualidade e numa boa proporção.

– Proporção

Até para se aproximar mais de uma refeição real, busque um shake para emagrecer que tenha proteínas de verdade e não apenas 1g ou 2g. Por exemplo, se um shake tem 30g de carboidratos na refeição, seria ideal que tivesse mais de 10g de proteínas.

– Vitaminas e Minerais

Existem shakes que contêm um perfil bem variado de vitaminas e minerais, enquanto outros têm apenas poucas vitaminas e em quantidades mínimas. Se você busca suprir as necessidades nutricionais de forma mais ou menos semelhante à de uma refeição real, você vai querer boas quantidades de vitaminas e minerais.

Shake Caseiro para Emagrecer

Você já viu dicas para escolher o seu shake industrializado. Mas que tal fazer o seu próprio shake para emagrecer?
Você pode fazer seu shake caseiro para tomar na hora, utilizando leite, frutas e suplementos ou pode preferir fazer um shake somente em pó para tomar depois da academia, por exemplo.

Tenha Cuidado com os Shakes

Tomar um shake no lugar de uma refeição pode ser uma decisão arriscada do ponto de vista nutricional. Mesmo que esses produtos tragam nutrientes importantes, eles podem não ter a quantidade necessária de vitaminas e sais minerais presentes em uma refeição balanceada.
É preciso considerar também que trocar várias refeições por shakes industrializados aumenta o risco do desenvolvimento de hipovitaminose – ausência ou deficiência de vitaminas no corpo – e da insuficiência de minerais como o ferro e o zinco.
Assim, mesmo que se trate do melhor shake para emagrecer, a recomendação é que eles sejam utilizados com cuidado. É importante saber ainda que os shakes emagrecedores não são indicados para mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês, crianças, adolescentes e idosos.
Outra tática que ajuda é a prática de exercícios físicos regularmente, com acompanhamento de personal trainer, como forma de maximizar a queima de calorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *